Qualificamos e formamos mais de 100 mil alunos.
Uma em cada 36 crianças possui Transtorno do Espectro Autista, e o número de diagnósticos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, segundo estudos do CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças).
No Brasil, os casos mais que triplicaram, e muitos profissionais da educação enfrentaram desafios diários sem saber como atender esses alunos. Você já viu na sala de aula, diante de um aluno com autismo, sem deixar claro como adaptar suas práticas para incluí-lo de forma eficaz?
Essa insegurança, tão comum entre professores, não precisa ser uma realidade permanente. Imagine ter as ferramentas certas para transformar sua prática pedagógica e criar um ambiente inclusivo.
Com a Pós-Graduação em Autismo e Inclusão Escolar da NeuroSaber, você terá acesso a métodos comprovados e estratégias práticas para compreender as necessidades específicas de alunos com autismo e intervenções planejadas que realmente funcionam.
Ao longo do curso, você desenvolverá a confiança necessária para implementar práticas inclusivas que impactem positivamente a vida dos alunos e promovam a harmonia da sala de aula.
Essa especialização não apenas trouxe resultados imediatos no seu dia a dia, mas também destacou sua carreira, tornando você uma referência em inclusão escolar. Não deixe a falta de preparo limitar você ou seus alunos. Inscreva-se na Pós em Autismo da NeuroSaber e transforme sua prática!
No primeiro módulo você vai explorar os princípios das neurociências, aprendendo sobre o desenvolvimento e a estrutura do cérebro.
Entenderá os fatores de risco e proteção ao neurodesenvolvimento e como eles influenciam a aprendizagem.
Também se aprofundará nas funções cognitivas e suas interfaces com a educação, além de práticas aplicadas diretamente ao contexto educacional.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
Neste módulo, você vai estudar a história social da criança e o surgimento do sentimento de infância. Analisará as concepções atuais sobre o ser criança, a legislação nacional relacionada à infância e a importância do neurodesenvolvimento e do manejo parental.
Bloco 01 – O Sentimento de Infância e Concepções Atuais sobre o Ser Criança
Bloco 02 – A Criança na Legislação Nacional: Histórico e Contexto Atual da Educação Infantil
Bloco 03 – A Importância do Neurodesenvolvimento
Bloco 04 – A Importância da Família e Manejo Parental
Bloco 05 – Psicomotricidade na Primeira Infância
Bloco 06 – Habilidades Cognitivas do Neurodesenvolvimento na Primeira Infância
Bloco 07 – Habilidades do Neurodesenvolvimento na Primeira Infância
Você estudará as habilidades do neurodesenvolvimento, incluindo linguagem, cognição, socioemocional, motricidade ampla e fina. O módulo abrange as etapas do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos e inclui atividades práticas e aulas ao vivo.
Bloco 01 – Habilidades do Neurodesenvolvimento
Bloco 02 – Etapas do Desenvolvimento 0 a 1 ano
Bloco 03 – Etapas do Desenvolvimento 1 a 2 anos
Bloco 04 – Etapas do Desenvolvimento 2 a 3 anos
Bloco 05 – Etapas do Desenvolvimento 3 a 4 anos
Bloco 06 – Etapas do Desenvolvimento 4 a 5 anos
Bloco 07 – Etapas do Desenvolvimento 5 a 6 anos
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
Bloco 01 – Desenvolvimento da Linguagem
Bloco 02 – Mecanismos Cognitivos Envolvidos na Alfabetização
Bloco 03 – Fonética e Fonologia
Bloco 04 – Habilidades Precursoras da Alfabetização I
Bloco 05 – Habilidades Precursoras da Alfabetização II
Bloco 06 – Práticas em Consciência Fonológica
Bloco 07 – Práticas em Conhecimento Alfabético.
Bloco 08 – Neuroprática
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
Bloco 01 – Métodos de Alfabetização
Bloco 02 – Abordagens Metodológicas
Bloco 03 – Instrução Fônica
Bloco 4 – Desenvolvimento da Escrita
O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
Somos a NeuroSaber, uma equipe de especialistas comprometida em gerar conhecimento acessível e prático sobre comportamento, aprendizagem e neurodesenvolvimento na infância e adolescência. Desde 2014, nossa missão é capacitar pais, professores e profissionais para potencializar o desenvolvimento das crianças, aliando fundamentos teóricos à aplicabilidade prática.
Nossa trajetória começou com conteúdos em redes sociais, expandindo-se rapidamente para cursos online de sucesso voltados a temas como neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento.
Com a Faculdade NeuroSaber, damos um passo ainda maior, oferecendo educação de excelência para formar profissionais preparados para os desafios da inclusão e do ensino. Seguimos firmes em nossa missão de transformar vidas por meio do conhecimento, construindo um impacto duradouro na sociedade.
Sim, a pós-graduação é destinada a profissionais graduados em qualquer área, especialmente para educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam com crianças.
A Pós-Graduação em NeuroAlfabetização da NeuroSaber oferece uma formação especializada para educadores que desejam aprimorar suas práticas de ensino da leitura e escrita, com base em neurociências.
O curso combina teoria e prática, abordando os processos cognitivos e emocionais envolvidos na alfabetização. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC, ampliando suas oportunidades profissionais.
A Pós-Graduação em Educação Infantil e Neurodesenvolvimento da NeuroSaber oferece uma formação especializada que integra neurociências e práticas pedagógicas baseadas na BNCC, voltada para a primeira infância.
O curso capacita profissionais da educação a aplicar conhecimentos científicos no desenvolvimento infantil, promovendo uma atuação mais eficaz e inclusiva. Ao concluir, o aluno recebe certificação reconhecida pelo MEC.
Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Luciana Brites é uma especialista em neurociência aplicada à educação, com contribuições significativas para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
Reconhecida por sua capacidade de traduzir conceitos complexos em estratégias pedagógicas acessíveis, ela é uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização e atua em instituições renomadas no campo da neuroeducação.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Roselaine Pontes é uma renomada especialista em educação, com foco em alfabetização e neurociência aplicada ao aprendizado.
Sua expertise abrange métodos de alfabetização baseados em evidências, abordagens inclusivas e estratégias pedagógicas eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Como uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização, ela tem ampla experiência em desenvolver práticas inovadoras para o ensino, destacando-se por sua capacidade de integrar teoria e prática de forma acessível e impactante para seus alunos.
Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Experiência na área de inclusão escolar. Atua como docente nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências aplicada à Educação e como pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Patrícia Botelho é uma renomada especialista em alfabetização e neurociências aplicadas à educação.
Com vasta experiência em práticas pedagógicas baseadas em evidências, ela se destaca por suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades precursoras da leitura e da escrita.
Sua abordagem inclui estratégias inovadoras para promover a consciência fonológica, o reconhecimento de palavras e o conhecimento alfabético em alunos em fase de alfabetização.
Além de seu trabalho acadêmico, Patrícia é reconhecida por sua capacidade de traduzir teorias complexas em práticas acessíveis e eficazes para pais, educadores e profissionais da saúde.
http://lattes.cnpq.br/4325427460324134
Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia clínica e institucional. Atua na área clínica em avaliação e intervenção em Transtornos do Neurodesenvolvimento, consultorias educacionais e formação de professores.