O módulo de Neurociências, Desenvolvimento e Aprendizagem aborda os princípios fundamentais da Neurociência aplicados à educação, incluindo o desenvolvimento cerebral, a neuroaprendizagem, as funções cognitivas e as interfaces da neurociência com práticas educacionais.
Neste módulo você vai aprender aspectos como a relação entre o cérebro e a aprendizagem, os sinais de transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional nas práticas pedagógicas.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No segundo módulo nós vamos abordar os fundamentos da pesquisa científica e da Educação Baseada em Evidências (EBE), incluindo temas como métodos de pesquisa, projeto e ética na pesquisa.
Bloco 01 – Princípios de Neurociências
Bloco 02 – Neuroanatomia
Bloco 03 – Neuroaprendizagem
Bloco 04 – Funções Cognitivas
Bloco 05 – Neurociências e suas Interfaces
Bloco 06 – Neuroprática
No terceiro módulo, nós vamos explorar os fundamentos da alfabetização, incluindo o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no contexto das neurociências.
Também vamos abordar aspectos históricos, legislação e modelos teóricos da alfabetização, com ênfase na prática através de análises e atividades guiadas por especialistas como Luciana Brites, Roselaine Pontes e Patrícia Botelho.
Bloco 01 – Pesquisa Científica
Bloco 02 – Educação Baseada em Evidências
Bloco 03 – Projeto de Pesquisa
Bloco 4 – Objetivos e Relevância da Pesquisa
Bloco 5 – Ética na Pesquisa
Bloco 6 – Neuroprática
No quarto módulo, nós vamos explorar o desenvolvimento da linguagem, desde seus fundamentos até os mecanismos cognitivos envolvidos na alfabetização.
Serão abordados temas como etapas do desenvolvimento da linguagem, habilidades auditivas e visuais, fonética e fonologia, habilidades precursoras da alfabetização e práticas em consciência fonológica e conhecimento alfabético.
Bloco 01 – Fundamentos da Alfabetização
Bloco 02 – Histórico e Contexto Atual da Alfabetização no Brasil
Bloco 03 – Modelos Teóricos e Estágios da Alfabetização
Bloco 4 – Neuroprática
Neste módulo nós vamos entender os diferentes métodos de alfabetização como NELP e NRP, métodos sintéticos, analíticos e multissensoriais.
Também serão abordadas abordagens metodológicas como reconhecimento de palavras, competências de leitura, instrução fônica e desenvolvimento da escrita.
Bloco 01 – Desenvolvimento da Linguagem
Bloco 02 – Mecanismos Cognitivos Envolvidos na Alfabetização
Bloco 03 – Fonética e Fonologia
Bloco 04 – Habilidades Precursoras da Alfabetização I
Bloco 05 – Habilidades Precursoras da Alfabetização II
Bloco 06 – Práticas em Consciência Fonológica
Bloco 07 – Práticas em Conhecimento Alfabético
Bloco 08 – Neuroprática
No módulo 6, abordaremos a distinção crucial entre dificuldades e transtornos de aprendizagem, explorando transtornos do neurodesenvolvimento, alfabetização inclusiva, e aspectos legais relacionados.
Também analisaremos a alfabetização em diferentes condições, como deficiências sensoriais, transtornos específicos de aprendizagem, autismo, deficiência intelectual e TDAH, destacando estratégias inclusivas e abordagens baseadas em evidências.
Bloco 01 – Métodos de Alfabetização
Bloco 02 – Abordagens Metodológicas
Bloco 03 – Instrução Fônica
Bloco 4 – Desenvolvimento da Escrita
Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade e Termos de Uso.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4612336061575810
Luciana Brites é uma especialista em neurociência aplicada à educação, com contribuições significativas para o desenvolvimento de práticas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização.
Reconhecida por sua capacidade de traduzir conceitos complexos em estratégias pedagógicas acessíveis, ela é uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização e atua em instituições renomadas no campo da neuroeducação.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7410438499006081
Roselaine Pontes é uma renomada especialista em educação, com foco em alfabetização e neurociência aplicada ao aprendizado.
Sua expertise abrange métodos de alfabetização baseados em evidências, abordagens inclusivas e estratégias pedagógicas eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Como uma das professoras da pós-graduação em NeuroAlfabetização, ela tem ampla experiência em desenvolver práticas inovadoras para o ensino, destacando-se por sua capacidade de integrar teoria e prática de forma acessível e impactante para seus alunos.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7449960229468286
Patrícia Botelho é uma renomada especialista em alfabetização e neurociências aplicadas à educação.
Com vasta experiência em práticas pedagógicas baseadas em evidências, ela se destaca por suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades precursoras da leitura e da escrita.
Sua abordagem inclui estratégias inovadoras para promover a consciência fonológica, o reconhecimento de palavras e o conhecimento alfabético em alunos em fase de alfabetização.
Além de seu trabalho acadêmico, Patrícia é reconhecida por sua capacidade de traduzir teorias complexas em práticas acessíveis e eficazes para pais, educadores e profissionais da saúde.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/7782463171842101
A Professora Analice Fragoso é uma renomada pedagoga, psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.
Sua expertise abrange a orientação do Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie, além de ser docente em diversos cursos de Especialização, incluindo Neuroeducação, Psicopedagogia, Libras, Saúde e Educação Especial e Inclusiva, entre outros.
Com uma sólida experiência como psicopedagoga clínica e institucional no Núcleo de Inclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela se destaca por suas pesquisas na área de desenvolvimento cognitivo, leitura e escrita, funções executivas e educação inclusiva.
link do curriculo lattes – http://lattes.cnpq.br/8936048963576806
Aparecido José Couto Soares é uma renomada especialista em desenvolvimento da linguagem e alfabetização.
Com vasta experiência na área, ela se destaca por sua pesquisa e contribuições para o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na aquisição da linguagem escrita.
Seu trabalho abrange desde as etapas do desenvolvimento da linguagem até a relação entre linguagem e alfabetização, fornecendo insights valiosos para práticas educacionais eficazes.
Através de suas aulas e pesquisas, ela busca promover uma abordagem integrada e fundamentada cientificamente para o ensino da leitura e escrita.