Importância da consciência fonológica

Nas duas últimas décadas, os pesquisadores se concentraram muito nesse estudo. Nos EUA foi realizado um grande estudo para identificar quais são as metodologias de alfabetização mais efetivas e perceberam que as habilidades de consciência fonológica precisam estar presentes desde o jardim de infância, sendo uma questão de extrema importância para o desenvolvimento da alfabetização.

No entanto, a relação entre consciência fonológica e leitura não é unidirecional, e sim recíproca. Isso quer dizer que, em certos casos, pode existir um bom processo de consciência fonológica e não existir uma boa leitura, ou compreensão da leitura.

A leitura precoce é dependente de ter alguma compreensão da estrutura interna das palavras, e a instrução explícita em habilidades de consciência fonológica é muito importante para realizar a estimulação de maneira mais adequada. Porém, a instrução explícita para a leitura precoce da correspondência letra-som fortalece muito mais a consciência fonológica e, em particular, a consciência fonêmica mais sofisticada.

Embora a falta desta habilidade esteja correlacionada com a dificuldade em adquirir habilidades de leitura, essa falta não deve necessariamente ser interpretada como uma deficiência. Podem ser identificadas as crianças que não tem consciência fonêmica, e muitas melhoram com instrução. Além disso, embora a instrução explícita possa melhorar a leitura precoce para criança que não têm consciência fonêmica, a maioria das crianças com ou sem deficiência provavelmente se beneficiará de tal instrução.

Em suma, o sucesso na leitura precoce depende do alcance de um certo nível da consciência fonológica. Além disso, a estimulação da consciência fonológica é benéfica para a maioria das crianças e mais crítica para algumas, mas o grau de explicitação e a forma como é feita tal estimulação, podem e devem variar de acordo com as habilidades do aluno, especialmente para estudantes em risco de dificuldades de leitura.

As Habilidades dentro da consciência fonológica

  • Rimas e Aliterações;
  • Consciências das Palavras;
  • Consciência silábica;
  • Consciência fonêmica.

No início, temos a rima, depois a segmentação de frases, palavras e sílabas. O nível mais sofisticado da consciência fonológica é a consciência fonêmica. Portanto, para chegar ao nível de trabalhar o fonema, existem outras etapas que devem ser respeitadas e muito bem trabalhadas para que a criança possa atingir a plena compreensão.

A consciência fonológica começa a se desenvolver desde o balbucio, quando a criança começa a reproduzir alguns sons e estes começam a ser contextualizados. Isso fica evidente quando, desde cedo, a criança manipula, controla de forma espontânea a linguagem.

Para que essa consciência se estabeleça de maneira adequada é necessário que o desenvolvimento cognitivo ocorra em paralelo com o desenvolvimento linguístico (fonológico, semântico-lexical e sintático). Crianças que possuem alterações na fala, por exemplo, são casos em que precisamos estar muito atentos, já que isso poderá atrasar muito o desenvolvimento da consciência fonológica.

Portanto, para proporcionar o adequado desenvolvimento, é necessário que a criança esteja inserida em um ambiente repleto de sons, estímulos sonoros, músicas, além de interação social intensa. É através desse contato que a criança, primeiro, absorve as informações sonoras para, depois, reproduzi-las.

Desenvolvimento das habilidades fonológicas

O desenvolvimento fonológico refere-se ao processo pelo qual a criança adquire e usa os padrões sonoros de sua língua materna na comunicação. O pré-requisito para a consciência fonológica são as habilidades básicas de escuta, a aquisição de um vocabulário, a capacidade de imitar e produzir estruturas de frases básicas, e o uso da linguagem para expressar necessidades, reagir a outras pessoas, comentar sobre as próprias experiências e entender os outros.

As habilidades fonológicas se desenvolvem em uma progressão previsível. As habilidades básicas de escuta e a consciência lexical são precursores essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica.

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