Nas duas últimas décadas, os pesquisadores se concentraram muito nesse estudo. Nos EUA foi realizado um grande estudo para identificar quais são as metodologias de alfabetização mais efetivas e perceberam que as habilidades de consciência fonológica precisam estar presentes desde o jardim de infância, sendo uma questão de extrema importância para o desenvolvimento da alfabetização.
No entanto, a relação entre consciência fonológica e leitura não é unidirecional, e sim recíproca. Isso quer dizer que, em certos casos, pode existir um bom processo de consciência fonológica e não existir uma boa leitura, ou compreensão da leitura.
A leitura precoce é dependente de ter alguma compreensão da estrutura interna das palavras, e a instrução explícita em habilidades de consciência fonológica é muito importante para realizar a estimulação de maneira mais adequada. Porém, a instrução explícita para a leitura precoce da correspondência letra-som fortalece muito mais a consciência fonológica e, em particular, a consciência fonêmica mais sofisticada.
Embora a falta desta habilidade esteja correlacionada com a dificuldade em adquirir habilidades de leitura, essa falta não deve necessariamente ser interpretada como uma deficiência. Podem ser identificadas as crianças que não tem consciência fonêmica, e muitas melhoram com instrução. Além disso, embora a instrução explícita possa melhorar a leitura precoce para criança que não têm consciência fonêmica, a maioria das crianças com ou sem deficiência provavelmente se beneficiará de tal instrução.
Em suma, o sucesso na leitura precoce depende do alcance de um certo nível da consciência fonológica. Além disso, a estimulação da consciência fonológica é benéfica para a maioria das crianças e mais crítica para algumas, mas o grau de explicitação e a forma como é feita tal estimulação, podem e devem variar de acordo com as habilidades do aluno, especialmente para estudantes em risco de dificuldades de leitura.
As Habilidades dentro da consciência fonológica
- Rimas e Aliterações;
- Consciências das Palavras;
- Consciência silábica;
- Consciência fonêmica.
No início, temos a rima, depois a segmentação de frases, palavras e sílabas. O nível mais sofisticado da consciência fonológica é a consciência fonêmica. Portanto, para chegar ao nível de trabalhar o fonema, existem outras etapas que devem ser respeitadas e muito bem trabalhadas para que a criança possa atingir a plena compreensão.
A consciência fonológica começa a se desenvolver desde o balbucio, quando a criança começa a reproduzir alguns sons e estes começam a ser contextualizados. Isso fica evidente quando, desde cedo, a criança manipula, controla de forma espontânea a linguagem.
Para que essa consciência se estabeleça de maneira adequada é necessário que o desenvolvimento cognitivo ocorra em paralelo com o desenvolvimento linguístico (fonológico, semântico-lexical e sintático). Crianças que possuem alterações na fala, por exemplo, são casos em que precisamos estar muito atentos, já que isso poderá atrasar muito o desenvolvimento da consciência fonológica.
Portanto, para proporcionar o adequado desenvolvimento, é necessário que a criança esteja inserida em um ambiente repleto de sons, estímulos sonoros, músicas, além de interação social intensa. É através desse contato que a criança, primeiro, absorve as informações sonoras para, depois, reproduzi-las.
Desenvolvimento das habilidades fonológicas
O desenvolvimento fonológico refere-se ao processo pelo qual a criança adquire e usa os padrões sonoros de sua língua materna na comunicação. O pré-requisito para a consciência fonológica são as habilidades básicas de escuta, a aquisição de um vocabulário, a capacidade de imitar e produzir estruturas de frases básicas, e o uso da linguagem para expressar necessidades, reagir a outras pessoas, comentar sobre as próprias experiências e entender os outros.
As habilidades fonológicas se desenvolvem em uma progressão previsível. As habilidades básicas de escuta e a consciência lexical são precursores essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica.